Revista Médica De Minas Gerais Quem É E O Que Deveria Fazer Um Clínico No Brasil? Conceito, História E Identidade

· 3 min read
Revista Médica De Minas Gerais Quem É E O Que Deveria Fazer Um Clínico No Brasil? Conceito, História E Identidade

leia mais  do Maranhão, essa razão é a menor do país, com 0,87 médico por mil habitantes. Para saber mais sobre isso, você pode baixar o estudo completo no site do Conselho Federal de Medicina . Segundo o estudo, o Brasil contava à época com uma razão de 2,18 médicos por mil habitantes, o que não é nada mal se tomarmos o parâmetro da Organização Mundial de Saúde , que preconiza que o ideal é 1 médico por mil habitantes. Porém, com a concentração de médicos em determinadas regiões, o que acontece é que outras ficam desamparadas.

  • Caso alguma coisa fuja do controle no que diz respeito aos horários, às datas, às marcações de consultas, aos procedimentos ou a quaisquer outras particularidades, a clínica pode virar uma bagunça.
  • Outra área importante de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos .
  • Quando se trata da organização de uma clínica médica, muitos são os fatores levados em consideração.
  • O bom clínico geral é sobretudo um bom ouvinte, capaz de tratar seus pacientes com empatia.
  • Além desse profissional da área da saúde, também é necessário ter alguém na área administrativa, que te dará suporte nas questões do dia-a-dia e rotina.
  • Dessa forma o médico poderá saber se o trabalho está sendo realizado como esperado, garantindo que o novo integrante da equipe seja treinado novamente, caso não esteja adequado para o perfil indicado.


Escolas, empresas e outras instituições se beneficiam de um clínico médico em seu quadro de funcionários. Manejo rápido e preciso de pacientes em condições críticas, elevando o sucesso nos primeiros socorros. Recomendar e conduzir o tratamento de doenças, desde que não exija cirurgia. Mais acima, mencionei os diversos locais em que o clínico médico pode trabalhar. Generalista significa que ele não cursou uma especialização e, portanto, se ateve aos conhecimentos básicos ministrados na faculdade de Medicina. Talvez o jeito mais simples de diferenciar as duas expressões seja dizer que a primeira se refere aos médicos generalistas, e a segunda, a uma especialidade.

Quais São Os Profissionais Aptos A Atuarem Na Clínica Médica?




Tendo estas informações em mente, podemos iniciar o passo a passo sobre como realizar a contratação do recepcionista de clínica médica. O atendimento à saúde está relacionado a diferentes ferramentas tecnológicas para melhorar seu funcionamento. Por esse motivo, o recepcionista de clínica deve ter conhecimento mínimo em informática, sendo capaz de lidar com registros dos pacientes, agenda online, planilhas financeiras e outras funcionalidades digitais. É por isso que muitos deles atuam nos postos de saúde, hospitais e prontos-socorros. Esse profissional também pode realizar concursos públicos e ingressar na carreira médica do governo, sendo um médico do exército, por exemplo. Sua atuação é importante no atendimento ambulatorial e também na medicina interna, tanto que grande parte dos médicos emergencistas são clínicos gerais.

Residência Médica Em Clínica Médica


Aprender gera tensão, pois envolve rever o pré-existente, o estável, o que é o Clínico. Diante da grandeza da demanda, cabe ao aprendiz aprender a perceber seus limites e se ajustar, se programar e melhorar seu desempenho. Nesse processo é que se inicia também a formação e diferenciação do clínico; que é, frequentemente, importante na decisão, na escolha por uma área de atuação, por uma especialidade. Deve desenvolver a reflexão de contexto, de pertinência das informações, dos conhecimentos disponíveis. No ensino de clínica, ao se realizar uma consulta, com todas as suas incertezas, o professor deve escancará-las para os alunos, produzindo uma vivência fundamental de incompletude, de limite, de incerteza e de insegurança.


Desse modo, ele pode diagnosticar diversas doenças relacionadas a sua área da especialização e indicar tratamentos certos para cada problema encontrado. Ainda, ele pode recomendar medidas preventivas para o paciente evitar que determinada doença ou condição se manifeste. O que faz um clínico geral ser procurado, além de problemas de saúde, são os check-ups de rotina. De acordo com os principais classificados de empregos (Catho, Vagas.com e o Salario.com.br), a média salarial de um clínico geral, para o contrato de um trabalho, é em torno de R$ 6,7 mil.