Compromisso Com A Sua Saúde!

· 3 min read
Compromisso Com A Sua Saúde!

Ele é responsável pelo atendimento imediato ao paciente, que pode ser atendido em um ambiente hospitalar. Por meio da automação, os médicos fazem procedimentos commuito mais precisão e segurança,tanto no cuidado com os pacientes quanto no diagnóstico de patologias. Para montar uma clínica junto com outros profissionais ou agregar novas especialidades médicas ao atendimento, é preciso considerar os benefícios de cada ramo da Medicina. O check-up tem como objetivo avaliar como está a sua saúde, confirmando se tudo continua certinho e, principalmente, diagnosticando de forma precoce alguma doença que não mostrou nenhum sintoma ainda. Ele é feito por meio de uma consulta médica e pela avaliação de exames clínicos, de imagem e laboratoriais – conforme for a necessidade.

  • Continue a leitura para saber o que é a especialidade, como atua nos cuidados com a saúde e quais tratamentos acompanha.
  • Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas da medicina.
  • Por isso, conseguem diagnósticos mais precisos, aumentando as chances de cura com patologias mais agressivas.
  • É aconselhado optar pela Clínica Médica quando o caso não requer urgência, se já foi diagnosticado e está em tratamento, ou se deseja prevenir doenças com histórico familiar.
  • Ergometria é a ciência que mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico.


As principais áreas de atuação do médico internista são a medicina interna, onde atua como diarista - fazendo visitas aos pacientes internados - ou como hospitalista, prestando um cuidado integral a eles. Pela telemedicina, é possível dar continuidade a tratamentos, fazer o check-up da saúde e o diagnóstico com indicação para exames. Agora que você já conhece todas as 114 especialidades médicas e áreas de atuação da Medicina você pode definir o caminho que pretende seguir fazendo a escolha do melhor curso preparatório para a Residência Médica.  saber mais  é Residência Médica e como funciona você encontra mais informações sobre as especializações médicas. Você pode gostar de ler também sobre Como escolher o melhor curso para residência médica. É fundamental frisar que a especialidade em clínica médica engloba a atenção primária, base, concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados.

Como Funciona A Residência Em Clínica Médica?



Além disso, é importante consultar o ginecologista regularmente para a prevenção de doenças. O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassom transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia e exames laboratoriais. O profissional cardiologista é o especialista em doenças do coração e todo o seu sistema circulatório – podendo realizar diagnósticos e promover tratamentos para enfermidades desse órgão tão fundamental. Por conta das rotinas agitadas e da população estar cada vez mais vivendo no estresse, é um dos especialistas mais requisitados no momento. O objetivo de um paciente quando procura ajuda médica é muito provavelmente resolver algum problema imediato ou se prevenir de possíveis doenças.


O Que Faz Um Médico Clínico Geral?


OFTALMOLOGIA A oftalmologia é uma especialidade médica que abrange ao estudo e tratamento de  doenças de refração apresentados pelos olhos. ANGIOLOGIA A Angiologia é uma especialidade médica que abrange o tratamento clínico de doenças que prejudicam os vasos sanguíneos e vasos linfáticos, como as varizes, aneurismas e outras obstruções arteriais. O maior diferencial do clínico é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar. Muitas vezes, pode ajudar o paciente a entender melhor a conduta de um especialista e esclarecer dúvidas a respeito do uso de diversos medicamentos receitados por vários especialista diferentes. O clínico geral é um profissional da Medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto.

O clínico, enquanto médico do adulto, é idealmente capaz de fazer grande parte dos diagnósticos e solucionar boa porcentagem dos problemas de saúde dos pacientes, sem a necessidade de recorrer a outro especialista. Para que isso de fato ocorra, é necessária uma verdadeira revolução nas universidades. Como já falamos por aqui, a clínica médica é responsável por diagnosticar e também tratar quadros sintomáticos em adultos, sem intervenção cirúrgica. O paciente deve procurar o especialista em clínica médica sempre que notar o surgimento de algum sintoma fora do normal, ou sinais de uma possível doença, ou indícios de um problema de saúde. Por fim, o médico clínico deve ter conhecimento para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades, assim, evitar a realização de exames desnecessários.